Existem dois tipos de flúor: fluoreto de cálcio e fluoreto de sódio. O fluoreto de cálcio é encontrado naturalmente em água de fontes, enquanto que o fluoreto de sódio é um produto sintético, feito de resíduos de alumínio, da energia nuclear e das indústrias de fertilizantes fosfatados. A água tratada e consumida nas cidades contém sabor forte de metais e produtos químicos como o flúor. Purificadores e filtros de água regulares ajudam a reduzir esses efeitos, mas não filtram o flúor. A purificação da água através de osmose reversa é a forma mais eficaz para remover o fluoreto de sódio da água.

Alguns alimentos processados também contêm alta concentração de fluoreto de sódio, incluindo o chá instantâneo, suco de uva, leite de soja para bebê, alimentos processados e até o creme dental comum com flúor-livre. É necessário consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio que ajudam a reduzir os efeitos tóxicos do flúor e dos outros venenos orgânicos.

O magnésio é um mineral muito importante que vive em falta na alimentação moderna em geral. Além de ser importante para o metabolismo e na síntese de nutrientes dentro das células, inibe a absorção do flúor pelas células! O magnésio ajuda o cálcio a deixar os fluoretos longe dos ossos e dentes, permitindo, assim, que o corpo elimine as toxinas. Daí, que na desintoxicação do flúor é importante incluir uma suplementação de cálcio absorvível pelo magnésio.